quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Há uma coisa que os une



Nelo Vingada,Vitor Oliveira,Henrique Calisto,Manuel Machado,José Romão,João Carlos Pereira,Artur Jorge,etc,etc,etc.

O que têm estes treinadores em comum?

Todos eles não tiveram o sucesso esperado em Coimbra.

Pela Académica já passaram grandes treinadores que fizeram grandes épocas noutros clubes,mas quando chegaram a Coimbra algo correu mal.Será que deixaram de saber treinar?

Eu digo com 100% de certeza que não.

Afinal como é possivel vários treinadores não conseguirem singrar em Coimbra?

Antes de apontármos os defeitos aos outros temos de olhar para nós próprios e ver aquilo que temos e pudemos mudar.

José Romão:confesso adepto da Académica.Mas esse amor que sentía pela Briosa não chegou para conseguir fazer um trabalho sólido.Foi despedido pelos maus resultados.

Vitor Oliveira:Talvez o homem que mais sucesso teve em Coimbra.Subiu a Briosa á 1ª liga 10 anos depois.Saiu no final dessa temporada.Voltou mais tarde mas sem sucesso.Foi despedido após várias derrotas.

Artur Jorge:talvez o nome mais sonante de todos.Chegou a Coimbra a meio da época com o objectivo de sempre.Quando pegou na equipa salvou-a da despromoção.Na época seguinte saiu por motivos que ainda hoje desconhecemos.Ou talvez não.Talvez o adiamento do jogo com o Benfica para que este se jogasse no novo "Cidade de Coimbra".,ou então salários em atraso aos jogadores.

João Carlos Pereira:treinador jovem que passou de adjunto de Artur Jorge para treinador principal.Na 1ª época como técnico principal consegui a manutençao.Na 2ª época foi despedido antes da primeira volta terminar.

Nelo Vingada:grande historial nas camadas jovens das selecções Nacionais.Chegou a Coimbra para subtituir João Carlos Pereira e tinha como objectivo tentar evitar o despromoção á 2ªliga.Teve 13 jogos sem perder.Conseguiu o objectivo.Na 2ª época todos esperavam um campeonato tranquilo,puro engano.Conseguiu a manutençao na última jornada.A direcção não lhe renovou o contrato.

Manuel Machado:Depois de bons trabalhos realizados em Moreira de Cónegos,Guimarães e na Madeira,Machado era apontado como o homem que iria levar a Académica a lugares mais respeitosos no campeonato.Puro engano.Fez uma época sofrida em que apenas conseguiu a manutenção na última jornada.Nelo Vingada conseguiu exactamente a mesma coisa(manutenção no último jogo) a direcção mandou-o embora.Com Manuel Machado a direcção renovou-lhe o vínculo que o ligava á Briosa.Uma diferença de tratamento que não percebo.

Enfim,muitos homens de sucesso em muitos clubes que nada trouxeram de bom á Académica.

Mas há mais coisas em comum.Todos eles viram no ínicio de cada época muitos jogadores a abandonarem o clube.Os melhores saíam,os piores ficavam.

Eu continuo a achar que o problema não é dos treinadores.Algo vai mal no seio do clube.E não é de agora,mas de sempre.Portanto,mudar de treinador não resolve os nosso problemas,temos de ser nós a mudar para que quem vier tenha o sucesso que teve por onde passou.

Sem comentários: