quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ex-Académica assina pelo Real Madrid

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008. Um dia que vale por mil para o Pedro Marques. O extremo cumpriu esta tarde um sonho com dois anos: assinou contrato profissional com o Real Madrid por três anos. «Sinto-me muito contente», diz. «Significa que as pessoas reconheceram o meu valor e que estou no caminho certo».
A partir de agora, e com apenas 20 anos, o jovem da Figueira da Foz faz parte do quadro de jogadores profissionais. Contratado pelo Real Madrid em 2006, depois de passagens pela Naval, Sporting e Académica, Pedro Marques assinou contrato de formação e começou por jogar nos juniores. Actualmente servia o Real Madrid C.
Pelo meio já foi chamado a treinar com o plantel principal. «Várias vezes», sublinha. «De vez em quando o mister Schuster chama-me. Ao princípio fico sempre um pouco nervoso, mas aos dez minutos de treino já estou à-vontade. Depois é só jogar futebol. Não é por ter à minha frente o Casillas que vou deixar de marcar um golo».
Do convívio com o plantel principal guarda sobretudo a amizade dos colegas. «Ajudam-me muito. O Raul, por exemplo, começou a treinar com os seniores aos 17 anos. Sabe bem o que é ser um jovem no plantel. Ele, o Casillas e o Guti são espectaculares, estão sempre atentos aos mais novos e fazem-nos sentir bem no meio das estrelas».
As maiores amizades do jovem falam português, porém. «Sou muito amigo do Pepe e do Marcelo». O internacional português e o lateral brasileiro não o deixam sentir-se só. «Falo muitas vezes com eles por telefone, de vez em quando encontramo-nos e nos treinos estão sempre ao meu lado e a ajudar-me. «São dois rapazes fantásticos».

O 12º ano finalizado em Madrid e os sonhos de um rapaz tranquilo
A assinatura de contrato profissional deve significar a passagem para o Castilla, a segunda formação do Real Madrid. «A perspectiva é essa», diz. «Mas mais importante é continuar a aprender e continuar a progredir. Dei um grande passo, mas que é um pequeno passo. O trajecto ainda é longo. Está mais perto mas ainda está longe».
A vida em Madrid, acrescenta-lhe, corre muito bem. «Consegui integrar-me totalmente e sinto-me feliz aqui. Divido um apartamento com um colega, passo a maior parte do dia na Cidade Desportiva do Real Madrid, em treinos ou no ginásio, e quando tenho tempo livre gosto de ir para ao cinema. Mas sou uma pessoa tranquila».
Acima de tudo, e para além do aspecto desportivo, Pedro Marques traz um grande orgulho na lapela. «Consegui acabar o 12º anos aqui em Madrid. Não queria deixar a escola e consegui atingir esse objectivo. Agora dedico-me a cem por cento ao futebol, mas penso um dia voltar a estudar e entrar na faculdade».
Por fim falou-se de Selecção. Aos vinte anos, Pedro Marques aspira em chegar à equipa nacional sub-21. Mas para já nada. «Acho que podia ter acontecido, mas não sou eu que decido e não sou eu que me tenho que me pronunciar sobre isso. As pessoas é que têm que me observar, espero que o façam. Vou estar sempre disponível».

Sem comentários: