terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Onde pára a minha Académica?

É a pergunta que mais me faço ao ver esta Académica.
Onde pára a minha Académica?
Não foi esta Briosa que me chamou e cativou quando era criança.Não foi este espírito que me conquistou e me tornaram tão fiel a esta Instituição.
Não foram os presidentes arguidos,não foi ver jogadores a dizer que a Académica os tratou mal ou que foram enganados,não foi ouvir treinadores a falar mal da direcção.Não fui habituado a ver isto em Coimbra.
Quero de volta o espírito da Central B.Quero de volta os jogadores que honram a camisola e que deixam tudo em campo.
Quero voltar a gritar BRIOSA sem pensar no mal que alguns lhes estão a fazer.
Nos últimos anos a Académica só vem nos jornais pelos maus motivos.Excepção foi a vitória na Luz e em Alvalade.

"Cidade de Coimbra"

Longe vão os tempos em que a Cidade de Coimbra de unia em torno da BRIOSA e seguia a equipa para todo o lado.Longe vão os tempos de euforia para ver a "velha senhora" jogar.
De quem é a culpa?
Bom a resposta é muito complexa.Mas vou tentar dizer aquilo que penso.
-Primeiro de tudo os 10 anos seguidos de 2ª divisão levaram a um afastamento tremendo de sócios e simpatizantes.Foram demasiados anos sem objectivos maiores,demasiados anos no esquecimento de muitos.
-Depois da euforia da subida veio o estádio novo.Na primeira época de "Cidade de Coimbra" as assistências foram muitos boas mas não houve seguimento na evolução da equipa,mas sobretudo nos objectivos.Já lá vão 7 anos e os objectivos são os mesmos de sempre.
-Praga Sporttv. Quer se queira quer não a televisão veio acabar com a festa do futebol.Veio assassinar o espectáculo das bancadas e deu lugar ao jogo dos euros.
Como é lógico este fenómeno televisivo tirou milhares de adeptos dos estádios e consequentemente toda a magia que isso envolvia.
-Mas talvez pior que a televisão será toda a comunicação social.Este órgão só fala de 3 clubes.Só há notícias dos mesmos clubes,os outros não importam.
É claro que as pessoas vão atrás do que as televisões dizem.Os esquecidos são apenas o anexo de um campeonato feito por gente egoísta e egocêntrica.

Soluções
No passado Domingo ouvi numa rádio nacional um senhor ligado à SAD do Belenenses dizer que estava disposto a abdicar das transmissões televisivas ao Domingo e 2ª feira à noite para ter mais gente no estádio.
Confesso que fiquei muito admirado e feliz por haver mais gente neste país preocupado com as assistências em Portugal.Afinal quem decide se há jogos na TV são os clubes.A Sporttv terá que aceitar.
Outras das soluções penso que será benéfica é baixar o preço dos bilhetes e fazer promoções aos sócios.Dar bilhetes não apoio porque quando se dá ingressos as pessoas não dão valor e muitas vezes nem vão aos jogos.

Sei que com este texto não vou resolver nada.Sei que amanhã vão voltar a sair coisas menos boas da minha Académica.Sei que o espírito do Velhinho Calhabé jamais voltará.
Mas gostava que os mais novos um dia sentissem o que há uns anos senti quando entrava no Municipal de Coimbra.
Mas uma coisa é certa,serei sempre 100% Académica.




Sem comentários: