sábado, 4 de abril de 2009

Académica vence Belenenses

Num jogo de sofrimento, a Académica poderá, ao ficar com 28 pontos, ter assegurado a soma necessária para garantir a manutenção, bem antes do ciclo terrível de jogos com Benfica, F.C. Porto e Sporting. Em termos matemáticos tudo ainda é possível, mas a fasquia parece ser já muito difícil de alcançar por quem está no fundo da tabela, nomeadamente o próprio Belenenses e o Rio Ave, ambos com 17 pontos.

Um golo de Nuno Piloto, depois de 75 minutos em que os donos da casa foram de longe superiores e tudo fizeram para merecer a vitória, bastou para sossegar os corações coimbrãs, que ainda sobressaltaram com a expulsão de Sougou perante um adversário que nunca conseguiu mostrar argumentos para mais e viu o seu futuro pintado em tons de cinzento escuro perante o escoar das jornadas. Já são nove jogos consecutivos sem ganhar e não há sinais de retoma.

Num duelo à parte, Domingos conseguiu bater Jaime Pacheco pela primeira vez, num regresso aos triunfos dos estudantes em casa sobre a equipa do Restelo, que já não acontecia há seis anos.

A Académica tentou resolver o jogo rapidamente e teve ocasiões para o fazer, mas do outro lado estava um inspiradíssimo Júlio César. Pelo menos mais do que Carlos Saleiro, por exemplo, que desbaratou algumas das melhores oportunidades dos estudantes. Ao invés, os do Restelo demonstravam pouco argumentos atacantes e, excepção feita a um remate de Saulo e a um brinde de Pedro Costa que Peskovic emendou com defesa de recurso, praticamente não existiram na primeira parte. Mas é verdade que foram melhorando progressivamente, perante o desacreditar da equipa da casa.

Com um meio-campo musculado - Gabriel Gomez terá sido um reforço de última hora, dada a indisponibilidade de Tininho, que levou Mano a fazer o lugar de defesa-esquerdo - e incapaz de acompanhar jogadores de outro quilate como Zé Pedro ou Silas, Jaime Pacheco apostou no pragmatismo e, sem surpresas, contentou-se com a divisão de pontos. Depois de suportar uma previsível primeira parte mais incisiva da equipa da casa, na segunda prioridade foi quebrar ao máximo o ritmo ao adversário, tapar todos os caminhos para a baliza, e ter fé, novamente, em Júlio César.

Golo pago com expulsão

A estratégia era arriscada, até porque falta a este Belenenses a tranquilidade necessária em momentos-chave, e o golo de Nuno Piloto só pecou pelo atraso. Quando os estudantes tinham tudo para controlar a partida e segurar os três pontos sem sofrimentos desnecessários, Sougou complicou a vida dos colegas, ao ser expulso depois de uma entrada escusada sobre Gomez.

Os minutos finais foram, naturalmente, de aflição para os da casa, mas mesmo com um jogador a mais os forasteiros mostraram pouca capacidade para chegar, pelo menos, ao empate. Os azuis acabaram, assim, por levar o resultado que menos lhes convinha e ficam agora em situação ainda mais complicada. O melhor é não pensar muito e atacar já a próxima final, dentro de uma semana, em casa, frente ao V. Setúbal, num jogo, esse sim, que convém mesmo ganhar.

Domingos Paciência, treinador da Académica:

«Ainda há muitos pontos em disputa, era um jogo importante para nós, para dar mais tranquilidade à equipa, porque vêm aí jogos difíceis, frente a adversários que lutam por outros objectivos, como o Benfica. Sabíamos que o Belenenses vinha jogar com um espaço defensivo limitado a avançados rápidos como os da Académica, na primeira parte não conseguimos marcar, na segunda continuámos a criar oportunidades, só pedi aos meus jogadores que não cometessem erros, pois, com tranquilidade, iríamos chegar ao golo. Sinto grande satisfação pelo trabalho destes profissionais, é uma equipa que trabalha, um grupo fantástico, que tem um querer muito grande e isso é tudo o que um treinador quer.»

Domingos: «Sougou não merecia a expulsão»

Domingos Paciência, treinador da Académica, no final da vitória (1-0) da sua equipa, nesta sexta-feira, frente ao Belenenses, num jogo em que Sougou acabou por ser expulso de forma injusta segundo o técnico dos estudantes:

«Fico triste pela expulsão do Sougou. Ele não é um jogador violento ou maldoso. Os dois jogadores embrulham-se e há um chega para lá. Não sei se há uma acção prévia do jogador do Belenenses, mas isso pode ser confirmado pela televisão. É chato porque vêm aí dois jogos, com o Benfica e o F.C. Porto, que todos os jogadores gostam de jogar. É um bom profissional, que não merecia isto. Nem vale a pena dizer em que estado ele está no balneário.»

Lateral Pedro Costa não joga na Luz

O lateral Pedro Costa vai falhar o próximo jogo da Académica, na Luz, dentro de uma semana, devido à luxação sofrida no ombro esquerdo na parte final da jornada desta sexta-feira, frente ao Belenenses. Segundo explicou o médico da Briosa Pedro Saraiva, trata-se da reincidência da mazela que afastou o jogador ainda na pré-época, durante cerca de dois meses, sendo que este ainda vai ser submetido a um exame radiológico para ser reavaliado nos próximos dias, mas a ausência com o Benfica é garantida.

Pedrinho: «Lateral ou médio? Quero é jogar!»

Pedrinho, habitual lateral-direito da Académica, que actuou numa posição diferente, no meio-campo, esta sexta-feira, frente ao Belenenses, num jogo que terminou com vitória dos estudantes, por 1-0:

«Penso que o resultado é justo, porque fomos a melhor equipa, aquela que teve mais e melhores oportunidades. As ocasiões do Belenenses resultaram apenas de erros nossos. Lateral ou médio? Quero é jogar!»

[Sobre o próximo jogo, com o Benfica] «Vamos à Luz para ganhar. Quantos mais pontos fizermos, melhor.»

Sem comentários: