domingo, 14 de março de 2010

Foi Pena...


A Académica perdeu ontem com o FC Porto por 1-2, num jogo realizado no Estádio Cidade de Coimbra, que contou com uma assistência muito fraca, apenas 5562 espectadores... A verdade é que também não vieram tantos adeptos do Porto como costumam vir, mas ainda assim...
Mas vamos ao jogo.
Foi um bom ínicio de jogo por parte de ambas as equipas, com equílibrio e algumas "semi oportunidades de golo", ficou-me na retina dois lances de Éder, no primeiro ao minuto 8, onde finta muito bem Rolando e serve Sougou, mas este infelizmente atira para as núvens, o segundo foi ao minuto 18/19 onde Éder atira de bicicleta por cima, ainda assim grande movimento do avançado guineense.
Depois disso o jogo foi de entrega e luta com algumas faltas, especialmente a meio- campo, e alguns passes mal executados.
Até que ao minuto 32 Bruno Alves faz falta sobre Éder (que grande jogo, os defesas do Porto devem ainda estar cheios de dores de cabeça) na área e o árbitro e bem a meu ver, assinala pénalti para a equipa dos estudantes. Sougou converte bem e faz o 1-0, um pénalti marcado com muita classe e calma pelo avançado africano, que leva já 8 golos na Liga Sagres.
Ainda os adeptos da Briosa festejavam e o FC Porto consegue o empate, por Bruno Alves, um golo de cabeça, onde Orlando fica mal na fotografia, já que faz de avançado dos portistas e coloca de forma muito boa a bola em Bruno Alves, que com a pressão de Nuno Coelho consegue ainda assim faturar. Um golo que parece ser de raiva, pelo defesa nacional. Antes desse mesmo golo houve um desentendimento entre Sougou e o mesmo defesa do Porto.
Depois do empate a equipa nortenha começou a acelarar e a Mágica Briosa sentiu algumas dificuldades em parar os portistas. Tiero e Cris (este depois de muitas faltas acumuladas) levaram cartões amarelos.
Até ao final da primeira parte nota para a lesão de Ricardo, azarado este guarda-redes, que estava a fazer um bom jogo até então, que sai muito triste, do relvado. Foi substituído por Rui Nereu. Logo depois acabou a primeira parte.
Dizer que já no intervalo houveram problemas na entrada para os balneários, com José Gomes e André Villas Boas a desentenderem-se, de forma veemente.
Na segunda parte, nos primeiros 10 minutos, a equipa do Porto entrou melhor, sem criar perigo, mas a pressionar a segura defesa da Académica.
Depois houveram algumas lesões, de destacar que Sougou, num lance em que ele e Álvaro Pereira chocaram de cabeça, o avançado internacional pelo Senegal ficou desmaiado por alguns momentos.
Ao minuto 72 saíu Éder e entrou Vouho (está muito mais jogador), grande exibição de Éder, que sai completamente estafado.
Não há muito a dizer, sobre estes minutos de jogo. Foi um jogo equilibrado, com alguns remates de Belluschi de ressaca com perigo relativo.
Ao minuto 78 entrou o saíu o Cris entrou o Paulo Sérgio, tentativa de André Villas Boas em segurar o empate, claramente...
Ía sendo um jogo em que o equilibrio era dominante até que ao minuto 86 ou 87, Cristian Rodriguez faz o golo que garantiu os 3 pontos para os comandados por Jesualdo Ferreira. A meu ver Nereu não fica completamente bem neste lance. Deixa um espaço aberto entre o poste e a baliza e Rodriguez aproveita bem. Este lance teve origem numa perda de bola, penso que foi de Vouho, no meio campo.
Tentamos ainda reagir, mas naturalmente sem sucesso, o Porto conservou bem a bola e assim é muito complicado.
Minuto 94, Falcão simula pénalti, o árbitro cai na cantiga e marca falta. Na conversão Falcão atira muito por cima. Este avançado ainda não nos marcou na liga. E esta época também já não o vai fazer.

Pouco depois o jogo acabava. 1-2, resultado final.

Os jogadores da Académica um a um: (notas de 0 a 5)

Ricardo- Boa exibição, esteve seguro e não teve culpas no golo sofrido, ao contrário do que alguns dizem. Ele vai-se sair, mas quando está a chegar á bola, Orlando desvia a "redondinha" e ele o que pode fazer? NADA. Saiu lesionado, esperemos que não seja grave, porque está a revelar-se finalmente um bom guarda-redes. Saiu desolado.
NOTA: 3,5

Pedrinho- Muito bem o defesa direito da Académica, não tinha missão fácil, porque Rodríguez é um bom jogador, mas a verdade é que se mostrou rápido, com garra e também conseguiu apoiar bem o ataque, teve alguns jogos muito fracos, mas é este o melhor Pedrinho, sem dúvida.
NOTA: 4

Luiz Nunes- Pode-se dizer que fez uma exibição bastante interessante. Tal como Villas Boas disse, ele não tem grande ritmo de jogo, mas realmente é um bom suplente para quando o Berger não estiver disponível. Tranquilo, é muito expriente e bom nas alturas. Nem se notou a sua fraca velocidade.
NOTA: 3,5

Orlando- Mal o capitão ontem, sem dúvida. Tem grandes culpas no 1º golo do Porto, e em alguns lances fez maus passes, próprios de quem está nervoso. Melhor na segunda parte.
NOTA: 2

Emídio Rafael- Muito díficil ter Varela pela frente. Para mim neste momento é o melhor extremo do Porto e um dos melhores do campeonato. Ainda assim esteve razoável (menos), foi subindo, embora de forma rara, e defendeu o melhor que pode, embora com algumas faltas. Tem uma positiva rés-vés.
NOTA: 2,5

Nuno Coelho- Está um verdadeiro senhor jogador. Muito bem no passe, tranquilo, consegue aparecer bem no jogo. Para mim fez esquecer o Piloto. Grande posicionamento.
NOTA: 3,5

Cris- Excelente. Sei que há muitas pessoas a embirrar com ele (tal como fizeram com o Miguel Pedro), mas para mim continua a ser titular de caras. Hoje realmente esteve melhor do que ao custume, lutador, ajudou bem a defesa e ainda fez grandes passes, longos e curtos. É um jogador culto tácticamente, não me lembro de lhe ver um erro nesta partida. Dos melhores ontem.
NOTA: 4

William Tiero- Teve uma exibição onde mostrou que apesar de não ser muito alto tem um bom porte físico, é raçudo, ocupou bem a zona de meio-campo, ás vezes um pouco desastrado no passe. Positivo.
NOTA: 3

Sougou- Muito bem! foi ele que fez o golo da Académica, somando já 8 golos na Liga Sagres. Muito rápido criou problemas na defesa portista. Foi um incómodo constante. É extremamente útil nos contra-ataques, consegue acelarar e isso é importante.
NOTA: 4

João Ribeiro- Mais discreto que ao custume, penso que ele também já nos habituou mal. Revelou alguns bons pormenores técnicos. Tem velocidade, técnica, garra, no fundo tem tudo para triunfar no futebol, se tiver cabeça.
NOTA: 2,5

Éder- Foi um incomodo constante para a defesa do FC Porto, revelou grande capacidade física e técnica. Só lhe faltam realmente os golos, inexplicávelmente só tem 2 golos marcados, em muitos jogos que já disputou, quando começar a marcar mais vai ser um caso sério, sem dúvida.
NOTA: 4

Rui Nereu- Ele que me desculpe, mas parece-me um fraco guarda-redes. Talvez terá lugar como terceiro guarda-redes da Académica. Espero naturalmente que ele prove o contrário e que me cale. Tem culpas no segundo golo. Algumas defesas fáceis.
NOTA: 2

Vouho- Evoluiu muito. Agora sim tem lugar no plantel e capacidade para jogar regularmente. Tem um bom físico, tem capacidade de finta. Também só lhe faltam mais golos com o losango ao peito.
NOTA: 2,5

Paulo Sérgio- Entrou para manter o 1-1, não teve muito tempo, mas entrou com a capacidade física habitual.
NOTA: ------
MELHOR DA ACADÉMICA- ÉDER E CRIS (não consigo escolher entre eles os dois)

AGORA VAMOS ACREDITAR QUE A GUIMARÃES VAMOS GANHAR!

FORÇA BRIOSA

PARABÉNS MN 85

Cumprimentos
Especialista

3 comentários:

g disse...

teste

Anónimo disse...

Mostrámos que temos dois guarda redes fracos e assim é difícil ganhar mais vezes.

Anónimo disse...

Jogámos 4 vezes com o Porto e não ganhámos nada,nem um ponto.E pior que isso é mesmo perder sem o FCP jogar bem.