segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Chapa 3 no Dérbi do Centro

Pois é... no domingo, 12 Setembro de 2010 a Académica conseguiu uma vitória expressiva diante da Naval 1º Maio. No Estádio 3008 espectadores ficaram satisfeitos com a vitória da nossa briosa e que prazer me deu ouvir novamente os gritos Brrriiioooosaaaa!! Brrriioooossa! de bancada a bancada!

Nos primeiros 15 minutos de jogo podemos dizer que foi equilibrado com a Naval a dominar ligeiramente durante esse tempo, no inicio da partida. Mas ao minuto 16 Lupede derruba Éder (o Éder cai inúmeras vezes e lesiona-se também várias durante o jogo...) não fico totalmente convencido que seja pénalti mas aceita-se a decisão do árbitro desta partida.

Neste aspecto Éderzito é bastante forte, na capacidade que tem de ganhar faltas por ser um jogador irrequieto e pouco posicional na sua posição (ponta de lança), uma característica que nos pode beneficiar, na medida em que pode confundir as marcações adversárias.
Mas vamos ao jogo...

Naturalmente a partir da expulsão do defesa francês da Naval a situação para os da figueira ficou mais complicada e a partir daí a Briosa passou a mandar no jogo tendo mais posse de bola mas não conseguindo materializá-la em qualidade de jogo e em oportunidades, a Naval fechada só ao minuto 39 assusta... Peiser por duas vezes a evitar o golo, na primeira sacode e na segunda defende bem o remate de Godemeche! para mim este Godemeche é o melhor da Naval. Até ao final nada de importante a registar, apenas uma Académica a fazer circulação de bola num relvado muito pobre, também com Diogo Valente a marcar bem os livres e a Naval sem qualidade nenhuma apenas defendia e a espaços tentava incomodar Peiser. Chegava assim ao fim uma primeira parte algo fraca de futebol...

No inicio da segunda parte um jogo jogado com muitas paragens e ao minuto 52 Fidalgo substitui o irrequiteto Éder... pouco depois o mesmo Miguel Fidalgo faz o 2-0 num canto bem marcado por Hugo Morais onde Romain Salin fica muito mal na fotografia... Depois do segundo golo a Naval quebra completamente anímicamente e a Briosa passa a comandar todas as operações da partida sem grande dificuldade e com qualidade no seu jogo, a Académica bem apoiada pelos adeptos da Mancha tenta ir em busca do 3º golo que aparece por intermédio de Markus Berger... o defesa central recebe um passe de Orlando e á entrada da área de primeira fuzila completamente Romain Salin, bom golo deste central cada vez mais uma das figuras da Briosa. Até ao final da partida o jogo foi assim: uma Naval rendida e sem chama e uma Académica já a tirar o pé do acelarador.

No geral boa exibição da Briosa, facilitada é certo por uma expulsão de Lupéde mas o mérito foi total da Académica e por isso o Jorge Costa e seus pupilos estão de Parabéns.

Os "terceiros" um a um:

Romuald Peiser- Sempre muito seguro, sempre que foi chamado á acção fê-lo com qualidade, este ano se ele não se lesionar não teremos problemas na baliza como aconteceu no ano passado. NOTA: 4

Amoreirinha- Ontem foi defesa direito, se ele já não é lá grande coisa a central quanto mais a defesa direito... a sua exibição foi no geral fraca, tentou ainda assim fechar o flanco direito, mas sentiu muitas dificuldades perante João Pedro e jogou algo cansado a partir da segunda parte, alguns passes errados.
NOTA: 2,5

Orlando- Segurissimo. É verdade que não teve um dia de grande trabalho na defesa mais foi muito seguro e competente na forma como defendeu. Assistiu também Berger para o terceiro tento do encontro.
NOTA: 4

Berger- Cada vez mais um dos destaques da Académica. Ontem foi como sempre sóbrio e seguro a defender, fez uma exibição á sua imagem, sem inventar, mas ainda marcou um grande golo! está em grande forma este Austríaco, esperemos que não o vendam ou se o venderem que o vendam por um bom preço, ele merece.
NOTA: 4,5

David Addy- É rápido e ataca bem este gânes! forte no passe, revela visão de jogo e tenta sempre subir e criar desiquilibrios pelo seu flanco. A defender parece-me também regular. Bom reforço pena que seja emprestado...
NOTA: 4

Nuno Coelho- Ontem tomou mais a iniciativa de jogo, procurou mais bola e fez uma exibição ao seu nível. Bem no passe, bem a destruir e bem a construir... bom valor português.
NOTA: 4

Hugo Morais- Gostei do que vi. Combativo com passes acertados e boas decisões dentro de campo. Algumas perdas de bola motivadas por desconcentrações, nada de grave. Fez uma exibição positiva mas ainda assim não tirava Diogo Gomes da equipa.
NOTA: 3,5

Diogo Melo- Médio completo. Agressivo, excelente no passe, dotado de boa técnica e visão de jogo é muito superior a Cris e por isso penso que ficámos a ganhar com a venda de Cris e a inclusão de Diogo Melo na equipa. Ontem convenceu-me.
NOTA: 4,5

Sougou- A nossa gazela fez um golo numa grande penalidade, de resto a exibição que todos nós esperávamos rápido e desiquilibrador por natureza.
NOTA: 4

Diogo Valente- Os seus livres este ano vão ser uma grande vantagem para a Briosa. Quase sempre criam perigo. É um jogador expriente embora tenha apenas 25 anos dotado de boa técnica, sabe fazer passes a rasgar e é um excelente reforço para o nosso emblema.
NOTA: 3,5

Éderzito- Não é ainda um ponta-de-lança. Para isso tem que rematar. Não tem nada haver com Fidalgo na capacidade de finalização, no "faro do golo" Éder ainda é um jogador irrequieto que finta bem e que ganha muitas faltas. Ontem fez uma exibição positiva.
NOTA: 3,5

Miguel Fidalgo- Este jogador sempre que tem uma oportunidade não falha é um verdadeiro matador. Esta quase sempre no sitio certo á hora certa. Na época passada jogou pouco e isso foi injusto mas este ano caminha para uma época recheada de golos e boas exibições. É um ponta de lança a sério.
NOTA: 4,5

Laionel- Tem entrado sempre lá mais para o final dos jogos e ainda não lhe vi nada de especial... discreto muito discreto, a não ser claro o golão na Luz. Mas acontece uma vez em 5 anos. vamos ver como evolui...
NOTA: 2

Júnior Paraíba- É robusto, rápido, lutador e como arranca bem em força e velocidade se lhe dão espaço. Já fez duas assitências e apesar de vir de um clube modesto do Brasil parece ser um reforço com R grande. Este ano temos muitas opções para o meio-campo vamos ver o tempo de jogo que tem já que apesar de tudo ainda não estará ao nível de Diogo Gomes, para mim titular claro na equipa da Briosa.
NOTA: 3


FORÇA BRIOSA!!
ACREDITEM EM VOCÊS RAPAZES!

cumprimentos
especialista

1 comentário:

Anónimo disse...

Amoreirinha é um zero a defesa direito.
Addy está muito verde.

Boa análise ;)

Agora é ganhar em Vila do Conde.