terça-feira, 9 de junho de 2009

Comunicado

1º. Na passada 5ª feira, dia 4/06, pelas 15h55m, foi recebido um fax da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC), no qual solicitava à AAC/OAF a chave para ligação do sistema de luzes do Estádio tendo em vista a realização de uma prova em horário nocturno organizada pela ADAC, no dia 5/06.

2º. Às 18h26m do mesmo dia 4/06, a AAC/OAF respondeu à ADAC, comunicando-lhe o custo associado ao consumo de energia eléctrica para aquela prova. Mais se referiu que a entrega da chave ficava condicionada à aceitação do orçamento, bem como a emissão de declaração escrita por parte da entidade responsável pelo pagamento da factura a emitir.

3º. Note-se que, mensalmente, é a AAC/OAF, e só a AAC/OAF, quem suporta todos os custos relativos aos consumos de água, de energia eléctrica, de gás, de serviços de limpeza e segurança de todo o Estádio. A ADAC, até hoje e ao longo do tempo, nunca pagou um cêntimo pelos consumos e serviços relativos às instalações que ocupa, nem sequer os decorrentes dos treinos, provas e eventos que organiza.

4º. Refira-se, ainda, que o orçamento apresentado pela AAC/OAF à ADAC nem sequer acautelava os custos associados a eventualidade de uma qualquer das mais de duzentas lâmpadas se estragar.

5º. Nesse mesmo dia 4/06, pelas 19h45m, a ADAC remeteu um novo fax à AAC/OAF referindo que o pagamento do custo do evento seria da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

6º. Após contactos telefónicos infrutíferos, a AAC/OAF comunicou à ADAC, por fax enviado no dia 5/06, pelas 17h04m, que esta nos devia enviar a declaração de responsabilidade da Câmara Municipal, relativa ao custo evento.

7º. Até às 20h desse dia, nenhuma resposta foi dada, tendo os funcionários da AAC/OAF ficado a aguardar uma qualquer comunicação da ADAC e/ou da CMC, o que não veio a suceder por uma simples razão.

8º. Com efeito, ao contrário do que a ADAC, de forma falsa, referiu no 2º fax enviado à AAC/OAF, a Câmara Municipal, na pessoa do Exmo. Senhor Vereador Dr. Luís Providência, veio negar expressamente a responsabilidade pelo pagamento dos consumos da iluminação do Estádio para o evento organizado pela ADAC.

9º. Ou seja: a ADAC procurou, objectivamente, enganar a AAC/OAF, comportamento que já anteriormente tinha adoptado.

10º. Na verdade, em 22/04 realizou-se no Estádio a prova Mega Atleta Distrital, organizada pela ADAC e pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC). Esse grande evento foi orçamentado pela AAC/OAF e, por indicação expressa da ADAC, a respectiva factura foi remetida à DREC, entidade que, segundo a ADAC, seria a responsável pelo pagamento dos consumos de electricidade, água, gás e serviços de limpeza.

11º. Todavia, a DREC procedeu à devolução dessa factura à AAC/OAF, referindo que nada tinha a ver com os custos da organização do evento.

12º. Ou seja, a DREC desmentiu a versão da ADAC, acabando a AAC/OAF que ter de suportar os custos de um evento/prova de atletismo que envolveu população estudantil de Escolas de todo o distrito de Coimbra. A ADAC mostrou uma atitude irresponsável ao faltar à verdade.

13º. A AAC/OAF não tem qualquer obrigação de subsidiar nem de suportar, seja de que forma for, a ADAC e as despesas relacionadas com as provas que essa Associação organiza.

14º. A AAC/OAF, tendo em conta a falta de sentido de responsabilidade, as falsidades e inverdades que são, infelizmente, um mau hábito da ADAC, a qual mostra mais apetência pela via da provocação gratuita que pela da parceria construtiva que, por mais de uma vez e na presença do Exmo. Senhor Vereador Dr. Luís Providência, lhe foi proposta pela AAC/OAF, comunica que, a partir desta data, qualquer prova, evento, ou treino organizado pela ADAC e que envolva quaisquer consumos de água, gás, energia eléctrica, serviços de limpeza e de segurança, só se realizará no Estádio após a aceitação expressa, pela entidade responsável, do respectivo orçamento de custos e contra o pagamento da factura antecipadamente à data da realização desse mesmo evento, prova ou treino.

15º. O presente comunicado foi enviado à ADAC e à Câmara Municipal de Coimbra.

Sem comentários: