sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mestre Nuno Piloto

Nuno Piloto está de parabéns. O jogador da Académica, de 27 anos, defendeu hoje, sexta-feira, a sua tese de mestrado, subordinada ao tema "A utilização da Eritropoietina (rh EPO) no doping: estudos dos efeitos cardio-vasculares e metabólicos em ratos submetidos a exercício físico".

O médio da Briosa, licenciado em Bioquímica pela Universidade de Coimbra, deu mais um passo em frente na sua formação académica, sendo-lhe agora conferido o grau de mestre.

Em declarações ao site oficial da Académica, Nuno Piloto mostrou-se feliz mas não escondeu o nervosismo inicial, admitindo que se sente orgulhoso por se enquadrar no perfil de um jogador da Briosa.

“Ao início é natural que custe mais um bocadinho, mas depois ganhei ritmo e embalagem e as coisas correram bem. É também importante ter alguns jogadores na Académica que representem a tradição e a mística do clube e sinto-me orgulhoso por me encaixar nesse perfil”, disse.

No futuro, quem sabe se o médio da Académica não seguirá uma carreira na área que estudou, embora esse seja um cenário ainda distante.

“Dentro da Bioquímica, agrada-me a parte da genética e da toxicologia. Há a possibilidade de isso ocorrer mas ainda falta muito para terminar a carreira. É algo que me interessa e que me enriquece a nível académico. Só vejo mais-valias em ter concluído o mestrado.”, adiantou.

Para finalizar, Nuno Piloto admitiu que foi difícil conciliar o futebol de alto rendimento com os estudos, embora refira que a Académica o ajudou nesse sentido. O médio deixou ainda uma mensagem aos mais novos.

“É preciso ter força de vontade e espírito de sacrifício para abdicar dos tempos livres. O ano passado treinávamos só de manha e à tarde tinha tempo para os estudos e isso ajudou. Aos praticantes da Académica deixo a mensagem para que não descurem os estudos e aproveitem porque Coimbra e o clube ajudam muito a nível académico”, finalizou.

Nuno Piloto fez a sua formação na Académica desde a temporada 2000/2001, esteve na época seguinte no Anadia, para regressar depois definitivamente à Briosa, onde se mantém até hoje.

Como não poderia deixar de ser, e porque se enquadra no perfil típico de um jogador da Académica, o “Mestre” Nuno está de parabéns!

A Direcção da Académica felicita o seu capitão por mais uma etapa concluída na sua vida universitária. Sendo este um exemplo de que mesmo no desporto de alta competição é possível obter bons resultados a nível académico e lembrando que este é um princípio genético da Instituição, a Direcção da Académica continuará a enveredar esforços para que mais casos de sucesso como este aconteçam num futuro próximo.

PARABÉNS NUNO

Sem comentários: