segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Académica 2 Naval 0

Num estádio muito despido, apenas 2136 espectadores presentes (incrível como num dérbi regional se tem tão pouca gente no estádio, lembro-me que á uns anos eram mais de 5 mil, e agora isto, pouco mais de 2 mil) a Académica venceu a Naval merecidamente por duas bolas a zero, Lito e Sougou foram os marcadores de serviço.
Villas Boas apresentou o seu 4-3-3 habitual, com 2 jogadores a entrarem no onze, foram eles Fidalgo e também Lito, este último que viria a marcar um golo.
O jogo começou disputado muito a meio-campo, sem grande rapidez, mas foi Lito, depois de um bom lançamento de linha lateral de Emídio Rafael e de uma falha do central Diego Ângelo (de resto este jogador fez um jogo terrível, assim não vai para o Sporting, nem pensar) que viria a abrir o marcador, num remate pouco ortodoxo, mas que entrou e contou, é o que interessa.
Depois naturalmente a Naval tentou chegar ao empate, mas a verdade é que sem grandes resultados práticos, muito por culpa da boa exibição da nossa defesa, que de resto não sofre golos em casa para a liga desde que André Villas Boas chegou. Até ao final da primeira parte nota para um bom livre de Orlando a 34 metros que obrigou Peiser a aplicar-se e nota também para o golo de Sougou, que já leva 7 tentos e que é um dos melhores marcadores da prova, se mantiver esta média, vai superar Joeano em 2005-2006, o que é muito bom para um extremo. Foi também uma primeira parte rica em faltas e com alguns cartões amarelos.
Resumindo a história da primeira parte, um jogo sem grande beleza, mas muito eficaz da nossa parte, a Naval pouco fez, por isso acredito que a Académica foi superior na primeira parte, de forma clara.
Na etapa complementar até foi a equipa da Naval que entrou melhor com algumas "semi- oportunidades" de golo. A Académica mesmo assim ía gerindo bem a partida, revelando grande maturidade e disciplina. Há pouco a dizer sobre a segunda parte, no fundo foram 45 minutos de pouca itensidade competitiva, a Académica limitou-se a gerir o jogo, perante uma Naval, que em termos de equipa é claramente inferior á Briosa.
Apesar do pouco público presente no Estádio Cidade de Coimbra, estava um ambiente razoável, isto muito por culpa dos mesmos de sempre, obviamente a GRANDE MANCHA NEGRA, que ontem esteve mais uma vez muito bem, do lado da Naval, um pequeno grupo, por vezes ruidoso.
Acho que se tem que reflectir sobre as assistências no ECC, 2136 é muito, mas muito pouco, de o que se passa??? É que isto em tempos pouco distantes era impossível de acontecer.

Os jogadores da Académica um a um: (notas de 0 a 5)

Rui Nereu- Sem muito trabalho, diria que foi competente nos momentos em que teve que intervir, mas como digo tem qualidade mas não para titular da Académica. Exibição positiva. NOTA: 3

Pedrinho- Ontem esteve muito bem, muito seguro a defender, bem a subir, não deu espaço a Michel Simplício, exibição muito competente.
NOTA: 4

Orlando- Bem o capitão, revelou-se seguro, esteve bem no jogo aéreo, e ainda podia ter marcado um golão de livre a 34 metros da baliza, ele e Berger fazem uma dupla bastante competente.
NOTA: 3,5

Berger- Bem, começo a achar que Luiz Nunes vai ser suplente o resto da época, é que Berger está a jogar muito bem, é um bom defesa central, bem posicionado, bem no jogo aéreo, bem no passe, e mais rápido que Luiz Nunes, titular de caras.
NOTA: 3,5

Emídio Rafael- Subiu bem pelo seu flanco, e secou Marinho, que é um jogador rápido, muito técnisista e móvel, defendeu bem, atacou bem, sabe cruzar e é titular de caras também. Um dos bons defesas esquerdos da Liga Sagres.
NOTA: 4

Nuno Coelho- Destruiu bem jogo, e revelou alguma capacidade para fazer as transições defesa-ataque, o que é importante. É um jogador maturo, apesar da tenra idade, tem bastante mais técnica que Paulo Sérgio.
NOTA: 3,5

Cris- Discreto, como já é habitual nele. Joga curto e simples, ajuda a defesa e é um jogador que do ponto de vista táctico é de grande classe, já que sabe atacar quando preciso e defender quando preciso, como digo penso que é um jogador útil para a equipa, apesar de tudo. Esforçado.
NOTA: 3

William Tiero- Tem um pulmão e garra inconfundíveis, joga muito este gânes. Dá uma robustez muito importante ao meio-campo, tem técnica no passe e pensar que Rogério Gonçalves quis fazer dele suplente em detrimento de André Fontes, desculpem-me a expressão " dá-me vontade de rir". Foi dele a assistência para o 2º golo do jogo, apontado por Sougou.
NOTA: 4

Lito- Gostei de Lito ontem, Raçudo, bem tácticamente, marcou um golo e portanto foi importante para a equipa. Já não tem a velocidade de outros tempos.
NOTA: 3,5

Sougou- Para mim o melhor da Académica, este Sougou começa a ser um caso sério, já leva 7 golos, em 15 jornadas e é extremo, é muito rápido, técnisista e marca muitos golos, por favor renovem com ele!
NOTA: 4,5

Miguel Fidalgo- Normalmente não precisa de muito tempo para facturar, hoje não marcou e produziu uma exibição algo infeliz. Segurou bem a bola na frente, mas não rematou, o que é essencial para um ponta-de-lança. Não estará na melhor forma física ainda.
NOTA: 2,5

Licá- Entrou com vontade, mas não há muito que se possa dizer acerca da sua exibição, esforçado, e teve um golo anulado. Tem margem de progressão.
NOTA: 2

Paulo Sérgio- Mal tocou na bola. Ajudou a defender o resultado como pôde.
NOTA: --------

João Ribeiro- Pouco tempo em jogo para uma avaliação.
NOTA: --------

Cumprimentos
Especialista

Sem comentários: