sábado, 18 de julho de 2009

Últimas da Académica


E ao segundo jogo da época a Académica já conhece o sabor da vitória. Depois do empate frente ao Sp. Covilhã, a Briosa venceu a rival Naval por 3-1 na segunda jornada do Torneio Cidade da Covilhã, esperando agora pelo desenlace da partida de amanhã, entre os figueirenses e os “leões da serra” para saber se leva, ou não, o desejado troféu para casa.

Com 4 pontos conquistados em dois jogos, os “estudantes” estão bem perto de vencer a competição, embora tudo ficará definido apenas amanhã, domingo, na terceira jornada do torneio.

Comparando com o encontro de ontem, Rogério Gonçalves apenas procedeu a três mudanças no onze titular. Saíram Rui Nereu, Amoreirinha e Pedro Ribeiro, entraram Ricardo, Luiz Nunes e Vouho, que viria a fazer o primeiro golo da tarde já perto do intervalo.

A Briosa controlou o jogo desde o apito inicial, mostrando muito mais futebol que a Naval, isto apesar das oportunidades de golo escassearem para as duas equipas. Aos 25 minutos, Sougou ainda assustou Jorge Batista, mas a defensiva dos figueirenses estava atenta e cortou para canto um lance bastante perigoso.

Mas desde o início que se notou o virtuosismo de Vouho. O 27 da Académica começou por mostrar as suas credenciais bem cedo e por várias ocasiões chegou a assustar o guardião da Naval. E tantas vezes foi o cântaro à fonte que acabou por partir. Aos 37 minutos, o dianteiro da Briosa recebeu um passe de Cris e, à entrada da grande área, disparou um míssil que só parou nas redes figueirenses. Estava feito o primeiro golo do encontro, para gáudio dos muitos adeptos da Académica que marcaram presença na Covilhã, onde também esteve a claque do clube, a Mancha Negra.

Até ao intervalo, os “estudantes” continuaram a mostrar que não era por acaso que estavam em vantagem, dominando claramente o meio campo e investindo pelas alas à procura do inspirado Vouho, que cedeu o seu lugar a Pedro Ribeiro na segunda metade, avançado que acabaria também por mostrar “pé-quente”.

Rogério Gonçalves procedeu a mais cinco mudanças (entraram Berger, Diogo, Hélder Cabral, Rui Nereu e Lito) mas o domínio do jogo continuou a ser estudantil. Davide, no início da segunda metade, ainda colocou à prova Rui Nereu, mas a partir daí só deu Briosa.
Tanto assim é que ao minuto 63 o marcador voltou a funcionar.

Pedro Ribeiro não perdoou um erro da defesa da Naval e tirou Jorge Batista do caminho para fazer o 2-0. Um resultado justo para a Académica que era, sem dúvida, a melhor formação no relvado. Mas como já acontecera na partida de ontem, a Briosa sofreu um golo logo após ter marcado. Na sequência de um pontapé de canto, e quando nada o fazia prever, Godeméche rematou de pé direito para a baliza de Rui Nereu, que nada pôde fazer. Um golo que apareceu contra a corrente do jogo mas que não pôs em causa a superioridade dos “estudantes”.

Já com Amoreirinha, Bru e Amessan em campo, a Académica continuou a mandar no jogo, embora Rui Nereu ainda passasse por alguns “sustos”.

E como o domínio era tanto, a Académica voltou a fazer funcionar o marcador, aos 82 minutos, e novamente por intermédio de Pedro Ribeiro, que bisou assim na partida. Amessan cruzou na perfeição para o avançado português que voltou a bater Jorge Batista, estabelecendo o resultado final.

O resultado do jogo amigável acaba por ser o mesmo do encontro das duas equipas para o campeonato, no Estádio Cidade de Coimbra, um facto curioso que não pode deixar de ser referido.

Uma partida onde o marcador se aceita perfeitamente, e onde a nota positiva vai precisamente para o colectivo dos “estudantes”, que mostrou ser superior aos seus rivais da Figueira da Foz.

Vouho e Pedro Ribeiro mostraram frieza na hora de rematar ao golo e prometem, depois do que se viu, dar muitas alegrias aos adeptos da Briosa.

Amanhã, depois do jogo entre o Sp. Covilhã e a Naval, logo se verá quem vai vencer o torneio. Mas a Académica está na pole position...

Para os que ontem criticaram a Briosa por não ganhar ao Covilhã da Liga de Honra,hoje já podem dormir tranquilos pois a Académica ganhou a uma equipa da primeira liga.


Licá marca pela selecção
Licá,jogador da Académica marcou hoje um golo na vitória por 4-1 sobre Angola.Licá marcou o 4º golo num jogo que acabou com 3 expulsões dos "palancas negras".
Os Angolanos continuam a não saber perder
E pena...

Orçamento Aprovado
No mesmo dia que a Briosa realizava o seu primeiro jogo de pré temporada decorria também a primeira AG.
Como era de esperar o orçamento para a próxima época foi aprovado sendo este de 5 milhões de euros.É importante dizer que este valor contempla a gestão do Estádio.

Sem comentários: